quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dorgas...

Não sei quem foi que inventou que o álcool e o cigarro devem ser drogas lícitas enquanto o resto é proibido...
Provavelmente foi uma convenção criada pela ¨tradição¨ do álcool e do fumo na cultura ocidental, enquanto as outras drogas foram se inserindo aos poucos...
Pensando nas desculpas que usam pra abolir as drogas, vemos que não há motivos pra que certas coisas sejam permitidas e outras não. Por exemplo, no quesito vício fica claro o porque da não proibição do álcool: o que define o vício é o fator genético, não o tempo de uso... Por outro lado há muitos viciados, então... há mesmo diferença? Cigarro vicia mais que maconha... E posso estar errada, mas nunca vi um viciado em êxtase ou ácido!
Quanto a fazer mal... Não sei se os malefícios inúmeros do fumo e do etanol ainda são menores que os de uma maconha, por exemplo... Claro que as drogas tidas como pesadas têm malefícios muito mais aparentes e a curto prazo... Seria isso realmente mais grave?

Minha pergunta aqui não é se todas as drogas devem ser proibidas ou liberadas, mas o porquê de apenas álcool e tabaco (esse último já nem tanto) serem vistos com melhores olhos que as demais substâncias psicotrópicas! Provavelmente é tudo por convenção mesmo... Mas ainda gostaria de ver de onde essa tradição surgiu!

Nenhum comentário: